No embalo do Maneskin, Eurovision 2022 começa nesta terça; veja como assistir
Por Bruno Guedes
O Eurovision 2022 começa nesta terça-feira (10), no Pala Olimpico em Turim, Itália. Durante três dias, em 10 e 12 de maio, e a grande final em 14 de maio, 26 países disputam o maior festival da canção do planeta. Os italianos são os atuais campeões, com o Maneskin, fenômeno musical em 2021.
A edição deste ano, entretanto, não terá a presença da Rússia. Um dos mais importantes participantes, o país foi retirado da competição por conta da invasão na Ucrânia. E são justamente os ucranianos os favoritos ao título de 2022.
De acordo com as casas de apostas da Europa, a banda ucraniana Kalush Orchestra, interpretando “Stefania”, é a principal candidata ao troféu do Eurovision. No entanto, os italianos podem repetir o feito e ser bicampeões. Mas desta vez com Mahmood & Blanco cantando “Brividi”. Mahmood foi vice-campeão em 2019, com “Soldi”, outro grande sucesso do festival.
França, o Reino Unido, a Alemanha, a Espanha e a Itália já estão na grande final. Contudo, outros 10 países tentam chegar à decisão em duas semifinais. A primeira ocorre nesta terça-feira, 10 de maio e contará com Albânia, Bulgária, Letônia, Lituânia, Moldávia, Holanda, Eslovênia, Suíça, Ucrânia, Áustria, Croácia, Dinamarca, Grécia, Islândia, Noruega, Portugal e Armênia
Já a segunda será na quinta-feira, 12 de maio, e terá apresentações de Austrália, Azerbaijão, Chipre, Finlândia, Geórgia, Israel, Malta, San Marino, Sérvia, Bélgica, República Tcheca, Estônia, Irlanda, Montenegro, Macedônia do Norte, Romênia e Suécia
Assim como nos últimos anos, a transmissão do Eurovision acontece ao vivo através do Youtube. A transmissão está marcada para às 15h (horário de Brasília) e 18h (horário de Lisboa).
Brasil já teve representantes no Eurovision
Apesar de ser realizada na Europa, não são raros os casos de representantes de outras nacionalidades cantando no palco do Eurovision. Foi o que aconteceu recentemente com a brasileira Laura Rizzotto. Carioca de 27 anos, em 2018 ela representou a Letônia no festival por ter dupla cidadania.
Laura ganhou o direito de participar do 63ª Eurovision após vencer o Supernova no país. Com a música “Funny Girl”, a jovem brasileira de sangue europeu tentou ser a segunda representante da Letônia a conquistar o tradicional concurso. A primeira foi Marie N, em 2002, com “I Wanna”. Entretanto, acabou não se classificando à final.
Além dela, outros cantores do Brasil já participaram do Eurovision sob outras bandeiras. Casos de Miriam Christine Borg, de Goiás, que representou Malta em 1996.
CONFIRA PARTICIPANTES DAS SEMIFINAIS DO EUROVISION
Terça-feira:
- Albânia: Ronela Hajati – “Segredo”
- Letônia: Outros Garotos – “Eat Your Salad”
- Lituânia: Monika Liu – “Sentimentos”
- suíço: Marius Bear – “Meninos Choram”
- Eslovenia: LPS – “Disco”
- Ucrânia: Orquestra Kalush – “Stefania”
- Bulgária: Projeto Música Inteligente – “Intenção”
- Países Baixos: S10 – “A Profundidade”
- Moldávia: Zdob e Zdub e os Irmãos Advahov – “O Trem”
- Portugal: MARO – “Saudade Saudade”
- Croácia: Mia Dimšić – “Prazer Culpado”
- Dinamarca: REDDI – “O Show”
- Áustria: LUM! X feat. Pia Maria – “Halo”
- Islândia: Irmã – “Com o Sol Nascente”
- Grécia: Amanda Georgiadi Tenfjord – “Morrer Juntos”
- Noruega: Subwoolfer – “Dê a esse lobo uma banana”
- Armênia: Rosa Linn – “Snap”
Quinta-feira:
- Finlândia: O Rasmus – Jezabel”
- Israel: Michael Ben David – IM”
- SérviaKonstrakta – No Corpo Saudável
- Azerbaijão: Nadir Rustamli – Fade To Black”
- Geórgia: Circus Mircus – Tranque-me”
- Malta: Emma Muscat – “Eu sou o que sou”
- São Marinho: Achille Lauro – “Stripper”
- Austrália: Sheldon Riley – “Não é o mesmo”
- Chipre: Andrômaca – “Ela”
- Irlanda: Brooke – “Isso é rico”
- Macedônia do Norte: Andrea – “Círculos”
- Estônia: Stefan – “Esperança”
- Romênia: WRS – “Ligue-me”
- Polônia: Ochman – “Rio”
- Montenegro: Vladana – “Respirar”
- Bélgica: Jeremiah Makiese – “Sinto sua falta”
- Suécia: Cornelia Jakobs – “Hold Me Closer”
- Republica Checa: We Are Domi – “Lights Off”