Nova MTV chega mais pop e com a cara na nova geração

NOVA MTVApós uma coletiva de imprensa na manhã de ontem (24), em São Paulo, a nova MTV Brasil falou sobre a renovação do canal, que estreia sua nova programação, agora sob o comando da Viacom, no próximo dia 1º. Coube a Tiago Worcman, vice-presidente de conteúdo e programação e brand manager da MTV no Brasil, mostrar a nova cara da emissora, que parece um pouco mais pop do que a anterior e está muito mais focada em buscar aquilo que o jovem brasileiro quer assistir, tendo realizado uma ampla pesquisa para determinar quais conteúdos agradam. Como o próprio Worcman disse, o canal é livre de preconceitos e representa a cultura pop do Brasil e do mundo, seguindo uma linha bem contemporânea e muito brasileira.

A grade inicial já foi anunciada. No dia 1º de outubro vai ao ar “Coletivation”, o primeiro programa da nova era da MTV, com exibição regular de segunda a sexta às 21h30. A ideia é apresentar de forma descontraída assuntos atuais da vida cotidiana como música, cinema, comportamento, celebridades, cultura pop e internet. O programa, gravado com alguns dias de antecedência, terá em estúdio o cantor Fiuk e o comediante Patrick Maia como apresentadores, enquanto duas repórteres cuidam das pautas de rua. Não se trata exatamente de um programa jornalístico, mas algo que mistura isso, entretenimento e performances ao vivo. A primeira será de Demi Lovato, que vem ao Brasil para gravar o programa no dia 7 de outubro. “Será um especial de uma hora e contará com a participação dos fãs. É um contato dela com a cultura brasileira.”, explicou Worcman.

Dentre os programas nacionais ainda há o reality show “Papito in Love”, estrelado por Supla, no qual ele escolherá sua nova namorada entre 14 candidatas. Supla esteve presente na coletiva, para a qual deixou a casa onde estava confinado com as moças. “A lot of entertainment na casa”, foi uma de suas primeiras frases, cuja mera presença já faz as pessoas gargalharem. Com seu jeito típico de falar, misturando inglês e português, ele contou o quanto tem gostado da experiência. “Se não estivesse me divertindo, não estaria fazendo de jeito nenhum! Estou morrendo de sono, acho que nunca beijei tanto. Rendeu a história ontem!”

Dos programas brasileiros já escalados para a programação de estreia, ainda temos a animação de humor “Família do Zaralho”, adaptação da mexicana “La Família del Barrio”, que traz a vida de uma família tão típica quanto disfuncional. Felipe Xavier é o responsável pela animação adulta e faz todas as vozes. Uma herança que ficou é o retorno do MTV Sports, com Deco Neves e Lucas Stegmann. “Nessa temporada, convidamos a audiência para participar de umas provas que a gente criou, valendo uma viagem para Los Angeles. Sandro Dias e Vitor Belfort participam ajudando a treinar as pessoas”, contou Lucas.

As atrações vindas da matriz são os realities “Catfish”, que desmascara as mentiras por trás de relacionamentos online; “Pranked”, programa de pegadinhas e brincadeiras que usa vídeos postados na internet; a série “Vampire Diaries”, exibida no Brasil pela Warner, anteriormente; a série “Awkward”, o programa de auditório “Ridiculousness”, que mostra convidados famosos e anônimos em situações constrangedoras; e o “MTV World Stage”, show exibido por todas as MTVs do mundo em sincronia. Em abril, é a vez do Brasil abrir as portas para o World Stage, mas a atração e a cidade não foram reveladas.

Essa é a programação de estreia, que garante 350 horas de produção nacional na telinha da MTV por ano. A intenção, segundo Worcman, é ver os resultados e possivelmente aumentar isso. “É o maior número de horas produzidas localmente fora dos Estados Unidos”. Algumas das tradições da MTV internacional também estão nos planos da nova encarnação do canal. O “Unplugged”, por exemplo, é um formato histórico até hoje. “Queremos muito fazer, mas ainda estamos avaliando as possibilidades. Estamos tentando viabilizar com as gravadoras, mas ainda não posso dizer quando”, disse Worcman. A preocupação em dar espaço a bandas novas segue firme e forte, já que a música continua sendo o foco do canal.

No momento o acervo da antiga MTV, do grupo Abril, não terá qualquer espaço no canal, porém, a hipótese não está descartada. Fora o que já foi anunciado, a ficção também está nos planos. A MTV tem um contrato de exclusividade com o canal CW, de forma que apenas ela poderá passar as séries do canal teen norte-americano em território nacional. Além da já citada “Vampire Diaries”, que entra logo de cara no ar, foram citadas ainda “The Tomorrow People”, “The Originals” e “The 100”. Segundo foi revelado, a produção de séries nacionais de ficção serão uma prioridade para a MTV, que trabalha com diversas empresas terceirizadas para produzir seu conteúdo. Em março do ano que vem estreia a primeira dessas séries, “Copa do Caos”, com 13 episódios. “Dois argentinos vêm para o Brasil para a Copa e se metem em várias roubadas. Tem aquela rivalidade toda, torcem pro Messi, falam coisas que para eles significa uma coisa, mas para a gente quer dizer outra etc.”, adianta Tiago.

Quanto ao VMB, o mesmo não faz parte dos planos iniciais da MTV, que continuará exibindo as premiações internacionais normalmente, contudo. “Estamos pensando em ter algo como o VMB, mas queremos dar um twist, ampliar um pouquinho”, contou.

 

Por Jessica Coccoli

Fonte: Rolling Stone Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *