Orquestra Sinfônica Brasileira abre a Temporada 2018 com Festival Mozart
Uma homenagem a Wolfgang Amadeus Mozart marca a abertura da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Brasileira. Em parceria com a Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, a OSB realiza o Festival Mozart, com sete concertos entre 3 e 25 de março. Serão apresentadas seis sinfonias, cinco aberturas de óperas, três concertos para piano, um concerto para flauta e uma serenata – obras que refletem a genialidade e a personalidade do compositor austríaco. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Rouanet, tem a NTS como mantenedora, a Vale e a Brookfield como Patrocinadoras.
Momentos relevantes da produção sinfônica de Mozart estarão representados no Festival, indo de sua infância – com a apresentação da Primeira Sinfonia – passando pelo período de produção artística em Salzburgo (com a 25ª), e finalizando com as três últimas sinfonias, compostas no verão de 1788.
O público conhecerá um pouco de sua atração pela dança, ouvida nos minuetos de suas sinfonias 39 e 41, derivados da dança folclórica austríaca “Ländler”, precursora da valsa. Para representar o seu amor pelo teatro lírico, que o levou a escrever vinte e duas óperas, a OSB interpretará algumas aberturas, que irão de “Bastien e Bastienne”, composta aos doze anos de idade, até “A Flauta Mágica”, sua última ópera,estreada dois meses antes de seu falecimento.
Do seu apreço pelo piano, que gerou mais de vinte e sete concertos para o instrumento, dois serão tocados por renomados pianistas brasileiros– Linda Bustani e Cristian Budu – e um pela jovem revelação russa Alexander Mallofev. Já sua afeição pelos instrumentos de sopros será apresentada ao público através do seu segundo concerto para flauta, com o chefe de naipe da OSBTiago Meira.
Dos sete concertos, três serão didáticos, realizados nas manhãs de domingo, com ingressos a preços populares.