Rio de Janeiro recebe o projeto Encounters

Foram abertas inscrições para evento que tem como objetivo promover a música do Brasil no exterior, oferece oportunidade à artistas e produtores musicais a possbilidade de dentrar em contato com profissionais de fora e inicial um plano de carreira internacional.

O projeto Brasil Music Exchange, desenvolvido pela associação BM&A (Brasil Música e Artes) e a Apex-Brasil, realiza no Rio de Janeiro, nos dias 16, 17 e 18 de julho (segunda, terça e quarta), o projeto chmado Encounters. O evento tem parceria com o Sebrae RJ e levará para o Centro Cultural Midrash, no Leblon, oito compradores de música e jornalistas para negociar com produtores locais e promover a música do Brasil no exterior. A proposta é promover um espaço de negócios internacionais, por meio de seminários, conferências, mesas de debate e encontros. O tema central é o mercado internacional para música brasileira, seus modelos de negócios e principais ações, com foco em:

  • circulação e agenciamento de shows e turnês;
  • comunicação e difusão internacional;
  • direitos autorais no mercado internacional;
  • licenciamento e sincronização;
  • mercado digital: software, serviços e plataformas.

Participam pela primeira vez do projeto importantes nomes como Matt McDonald, que seleciona os artistas que se apresentam na CMJ Music Marathon, em Nova Iorque, Kyle Hopkins, Supervisor de Música para Microsoft / Xbox e., e Ariel Hyatt, presidente e fundadora da Ariel Publicity, empresa de social media com sede em Nova York.

Para participar do Encounters os produtores/ empresários/ artistas devem se inscrever no GoogleDocs da BM&A , em inglês, e enviar três faixas do trabalho em mp3 para o site SoundCloud.

As inscrições vão até o dia 13 de julho (sexta-feira).

Atenção a programação:

16/07 – Seminários e Mesas Redondas
14h às 16h – Seminário com os convidados internacionais
16h30 às 18h – Mesas Redondas*
*Cada convidado vai administrar uma mesa com um tema específico composta de, no máximo, oito participantes. Cada participante terá dois minutos para apresentar suas atividades, projetos e planos. O convidado falará sobre o mercado que está inserido e as oportunidades, além de responder perguntas, dúvidas, etc.
Temas: Marketing e promoção no exterior; Licenciamento de fonograma; Mercado de shows e festivais; Novas tecnologias e canais de distribuição.
18h – Anuncio do resultado da seleção para o Pitching (até 30 empresas/artistas)

17/07 – Pitching
Oportunidade para bandas e produtores brasileiros apresentarem, em poucos minutos, suas propostas para a banca formada de possíveis compradores da música brasileira.
10h às 12h30 – Pitching/ 1ª sessão
14h às 16h30 – Pitching/ 2ª sessão
16h30 às 18h – Avaliação do Pitching em encontro fechado
18h – Anuncio do resultado do Pitching

18/07 – Encontro de Negócios
A partir destas apresentações, os compradores escolherão os artistas que mais interessam para uma rodada de negócios individual.
9h30 às 12h30 – Rodada de Negócios
14h30 às 16h – Finalização, apresentação dos resultados

Convidados internacionais:

Robert Singerman
Robert Singerman trabalha com música há mais de trinta anos e já atuou como empresário, agente, gerente executivo de gravadora, consultor, produtor, programador e supervisor de música. Conhecido por descobrir e desenvolver talentos, ele já representou uma grande variedade de artistas, como REM, Gipsy Kings, James Brown, Suzanne Vega,10.000 Maniacs, e tantos outros.

Kavi Ohri
Vice-presidente da Music Dealers, Kavi supervisiona as operações diárias de negócios da empresa costa leste, onde se empenha em ajudar marcas globais, agências, cinema e redes de TV e os supervisores de música encontrar as melhores soluções de música para os seus vários projetos, ligando-os a uma comunidade crescente de artistas independentes e compositores.

Kyle Hopkins
Kyle Hopkins é Supervisor de Música da Microsoft / Xbox. Cuida das trilhas sonoras para jogos da Xbox e de música no Windows, Windows Mobile, Xbox Live e campanhas de marketing do Zune. Hopkins também organiza programas semanais de rádio, como o KEXP 90,3 e o “Estação do Ano”. Kyle é um fanático por música e um ávido colecionador de discos de vinil.

Ariel Hyatt
Ariel Hyatt é uma publicitária americana, escritora e estrategista de mídia social. É presidente e fundadora do Ariel Publicity, uma empresa de social media com sede em Nova York, e da Cyber PR, sua marca online. Escreveu o livro “Music Success in 9 Weeks” e coescreveu o “Musicians Roadmap to Facebook and Twitter”. Seus clientes musicais incluem Lee Scratch Perry, Kelly Richey, George Clinton, The Nitty Gritty Dirt Band, Derek Sivers of CD Baby e Project Logic, que contou com John Popper do Blues Traveler e DJ Logic.

Melinda Lee
Lee é responsável pela implementação da estratégia de crescimento da Getty Images Music e pelo desenvolvimento de relacionamentos de clientes novos e antigos. Antes da Getty Images, ela cofundou a Uncensored Interview, uma produtora digital e licenciadora de conteúdo focada em bandas e artistas. Anteriormente, Lee coordenou também a estratégia de gerenciamento de conteúdo no Joost, e inaugurou a programação de mídia tradicional para a era digital, liderando o conteúdo de toda a empresa e licenciando parcerias na MTV Networks por mais de 6 anos.

Matt McDonald
O foco principal de Matt McDonald está na programação de show cases de artistas na Maratona de Música CMJ. Atualmente, já em sua 32º edição, a Maratona atrai todos os invernos para NYC mais de 1300 artistas e 100.000 fãs de música de todo o mundo. Este ano o festival acontece entre os dias 16 e 20 outubro. Além disso, McDonald supervisiona vários eventos, passeios e iniciativas de licenciamento musical no CMJ ao longo do ano. Antes de ingressar na CMJ, em 2005, ele agia como um caça talentos em vários clubes de Nova York.

Tracy Maddux
Maddux está baseado em Portland, Oregon, e é responsável por todas as marcas do CD Baby. Em 18 meses, o CD Baby lançou um serviço de licenciamento de sincronização para seus clientes em parceria com Rumblefish; lançou a MusicStore no Facebook para venda direta de discos de artistas do CD Baby por ecommerce, e escalou o BookBaby de centenas de títulos de eBooks para quase 5.000 títulos e autores.

Letícia Montalvo
Nova Iorquina, Letícia Montalvo fundou a Tempest Entertainment em 1993, depois de ter trabalhado na Sounds of Brazil, desenvolvendo eventos e administrando sua agência “caça-talentos”. A Tempest Entertainment inclui a Expresiones LatinasTM, SalsaSon, AfricaFete, Women of Reggae, African Heart Latin Soul, African Odyssey, Tudo Isto e Fado e futuramente The Soul of Brazil [at The Apollo Theater ] e Do BrazilTM. Entre os muitos artistas cujas carreiras a Tempest tem promovido na América do Norte estão Maria Rita, Gal Costa, Celia Cruz, Tito Puente, Marc Anthony, Hugh Masekela, Gilberto Gil, Mariana Aydar, Mercedes Sosa, Angelique Kidjo, Camané, Tia, Tulipa, NG La Banda, La India, Eddie Palmieri, Youssou NDour Ismael Lo, The Gift, Jorge Ben Jor e Daniela Mercury. A Tempest é a empresaria internacional de Daniela Mercury, Camané e The Gift.

Serviço Projeto Encounters:
Datas: 16, 17 e 18 de julho (segunda, terça e quarta)
Endereço: – Centro Cultural Midrash – Rua General Venâncio Flores, 184
Entrada gratuita

 

Por Juliana Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *