Taylor Swift tem maior venda nos EUA em semana de lançamento
Nova estrela da canção pop e country norte-americana, a loirinha Taylor Swift não pára de bater recordes em seu país. O álbum mais recente da cantora atingiu uma histórica marca, o de maior número de vendas nos EUA durante a primeira semana de lançamento desde 2002. De acordo com estatísticas do Nielsen SoundScan, “Red” vendeu 1,3 milhão de cópias somente na semana de estreia.
O número é o melhor lançamento da cantora e bate um outro recorde. “Red” apareceu em 1° lugar na lista de 200 discos da Billboard nesta quarta-feira (31), consolidando seu terceiro álbum na carreira a encabeçar o topo das paradas, após “Fearless”, de 2008, e “Speak Now”, de 2010. O último álbum a vender mais que “Red” foi “The Eminem Show”, do rapper Eminem, que vendeu 1,3 milhão de cópias na semana de sua estreia, em 2002.
“Red” vem sendo questionado pelos fãs e crítica especializada sobre o rumo que a loirinha de 22 anos vem tomando na carreira. De acordo com as opiniões, o álbum é a consolidação definitiva da cantora no estilo pop, abandonando o country que a consagrou há quatro anos. Porém, as letras de desilusões amorosas e romances, baseados em experiências próprias, como os affairs que ficaram sob o holofote da mídia com celebridades como o cantor John Mayer e o ator Jake Gyllenhaal, continuam em evidência.
O álbum contou com grande apelo de divulgação, incluíndo uma mini-turnê mundial que contou com o Brasil no roteiro, em setembro passado. “Red” superou as previsões de fontes da indústria, que previam uma estreia com 1,1 milhão de cópias vendidas. Taylor Swift é cotada para cantar no Dia do Pop do Rock in Rio 2013. Recentemente a musa adolescente foi eleita a mulher do ano pela “Billboard” e celebridade teen mais bem paga do mundo.
Por Bruno Guedes